Brigadas de Recolha de Dadores de Medula Óssea

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Dia +224

Tem andado pelo Facebook um pedido de partilha para criarem uma barbie careca para os meninos com cancro.
Pois bem, nem é meu hábito criticar e muito menos comentar este tipo de iniciativas, se concordo partilho se não, não partilho. Mas esta estava a dar-me uma certa "comichão".
Como mãe de um menino com leucemia, posso garantir que a última coisa que algum dia me passou pela cabeça foi diferenciar o meu filho das restantes crianças e o meu João desde o primeiro dia de IPO sempre disse que não queria que o tratassem de maneira diferente.
A situação de alopecia é passageira, qualquer que seja o resultado dos tratamentos.
Acho muito mais importante explicar bem o porquê da queda do cabelo e não fazer disso um drama, pelo contrário, fazer uma festa.
Nós fizemos uma festa de corte de cabelo e o João nunca se sentiu diferente ou inferior a qualquer pessoa por ser careca nem sequer sentiu que o discriminassem por causa disso,incomoda-o muito mais andar de máscara na rua.
Bem sei que com as raparigas é diferente, mas fazer disso um drama só acrescenta mais stress a uma situação já de si muito má.
A forma como os nossos filhos encaram a doença faz toda a diferença e desdramatizar é o melhor que se pode e deve fazer.
Como costumo dizer ao João, ele teve/tem leucemia mas ela nunca nos teve a nós e nunca vai ter porque nós somos mais fortes.

1 comentário:

disse...

Sandra vou partilhar isto no meu blogue e no meu facebook, eu ontem quando vi isto, também achei assim, a modos que cruel a barbie careca, podiam antes, imaginar de outra forma... e não necessariamente uma Barbie...